Caros amigos TST,
Apesar da maioria dos sindicatos no Brasil disponibilizarem nos seus sites apenas o nome da diretoria deveriam ensinar aos trabalhadores (os sócios) tudo sobre o seu sindicato, como funciona, como participar, a data da próxima eleição, as funções de cada diretor, como pesquisar sobre a entidade no Ministério do Trabalho e Emprego, etc.
Esse humilde blog ensinará passo a passo:
Esse humilde blog ensinará passo a passo:
1º - No site google digite: Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do "SEU MUNICÍPIO OU ESTADO" + "DIRETORIA" + "DIEESE" e aparecerá o site do dieese informando tudo sobre o sindicato, nome da diretoria, quantos sócios votaram na ultima eleição, data do termino de mandato da atual diretoria etc.
2º - Copie o CNPJ do sindicato.
3º - Digite o CNPJ no site do MTE http://www2.mte.gov.br/cnes/cons_sindical.asp
4º - No cadastro do MTE é mais detalhado e informa tudo sobre o seu sindicato, nome de todos os diretores e a data que termina o mandato da atual diretoria.
OBS: Lembre-se mesmo sabendo a data que termina o mandato da atual diretoria não quer dizer que a eleição é depois dessa data, na prática, as eleições são realizadas 60 dias antes do termino do mandato. CUIDADO!!! os pelegos sabendo que a categoria está se organizando tentarão realizar uma reforma estatutária e antecipar as eleições, por isso, amigos filie-se o mais rápido possível e acompanhe o seu sindicato participando das assembléias.
Como vou saber dessas assembléias?
Respostas: Para fazer qualquer reforma estatutária os pelegos tem que lançar um edital convocando uma assembléia no jornal de grande circulação. Cuidado! vários sindicatos pelegos lançam o edital em Jornal pequeno porte. Exemplo em Fortaleza (Ce) os dois maiores jornais são o Jornal O Povo e o Jornal Diário do Nordeste, a maioria dos sindicatos pelegos no Estado Ceará lançam edital no jornal pequeno porte, ou seja, o Jornal O Estado, mesmo sendo um jornal menos vendido no município ele é possuem tiragem em todo o Estado. CUIDADO!!! Os pelegos tentam enganar a categoria informando que lança o Edital no jornal menos vendido porque é mais barato e economiza o dinheiro da categoria, isso É MENTIRA o objetivo é que poucos tenha acesso ao edital e de quebra cumprem as exigências jurídicas que informa que o "EDITAL TEM Q SER DIVULGADO EM JORNAL COM TIRAGEM ESTADUAL".
REFLEXÃO: GOSTARIA DE VER OS PELEGOS DO SINDICATO LENDO ESSE HUMILDE BLOG, MAIS VERDADEIRO!!!!!